alto uruguai emprestimosFlorence MotelsindisaudeCOLEGIO CONCORDIAcresoloabamgsrSIND SERV MUNICIPAISUniverso consultoria e representaçõesUniverso fabrica de chinelosAGRITECampliar assessoria atendimento pscicologicovida & saúde 82 anosposto royaleenphaseMetalurgica Marks
Rio Grande do Sul supera marca de 1 milhão de motocicletas nas ruas

De janeiro a setembro, mais de 36 mil motocicletas foram emplacadas nas cidades gaúchas. O Rio Grande do Sul superou a marca de 1 milhão de unidades nas ruas. As cidades com mais motos são Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Rio Grande, Novo Hamburgo, Santa Maria e Canoas. Se considerada a proporção pelos habitantes, a campeã é Nova Candelária, no Noroeste gaúcho. O município tem quase 700 motos, média de uma para cada quatro moradores.

- Tem casa com três motos. É muito usada pelos moradores do interior, porque são mais baratas para os deslocamentos - com o prefeito Renato Müller.

As motocicletas representam 19% da frota de veículos no Rio Grande do Sul. Se considerar a participação nos acidentes com mortes, elas respondem por 22% dos veículos envolvidos. Nos primeiros nove meses do ano, morreram 434 motociclistas e caroneiros. Eles são 28% das vítimas nas ruas e estradas gaúchas. Em Porto Alegre, são 83 mil motocicletas.

O ritmo de crescimento da frota gaúcha é de 6% ao ano. O vice-presidente do Sindicato das Concessionárias de Veículos do Rio Grande do Sul, Hugo Pinto Ribeiro, considera o número baixo, devido às restrições de crédito.

- Depois da crise de 2009, o setor não se recuperou. As vendas são prejudicadas pelas restrições para conseguir o financiamento. O setor não está aquecido como o de veículos - conta o empresário.

Se considerar as estatísticas do Detran, neste ano, uma moto em cada duas mil se envolveu em acidentes fatais. Nesta comparação, é um automóvel para 3.600. Nos acidentes com mortes, a estatística é de um ônibus envolvido para cada 500 emplacados e, nos caminhões, é de um para cada 1 mil.

Rádio Gaúcha

Pesquisar no site
kprixo lavagemRW AUTO SOM
CAZEARTES Palletsamgsr
mugicada paz
cine globo