miro pcdobfernandoclaudio schmidtppjefersonsindicato dos servidores municipaisrodrigo burkleptbPSBsindisaudeunimedeletron fortimobiliaria santa rosacentral do gás copa gazACADEMIA dragõesmecânica severoESCRITÓRIO ZIMMERMANNFlorence MotelCOLEGIO CONCORDIAoabamgsrSIND SERV MUNICIPAISAGRITECampliar assessoria atendimento pscicologicoposto royaleenphaseMetalurgica Marks
Rio Grande do Sul supera marca de 1 milhão de motocicletas nas ruas

De janeiro a setembro, mais de 36 mil motocicletas foram emplacadas nas cidades gaúchas. O Rio Grande do Sul superou a marca de 1 milhão de unidades nas ruas. As cidades com mais motos são Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Rio Grande, Novo Hamburgo, Santa Maria e Canoas. Se considerada a proporção pelos habitantes, a campeã é Nova Candelária, no Noroeste gaúcho. O município tem quase 700 motos, média de uma para cada quatro moradores.

- Tem casa com três motos. É muito usada pelos moradores do interior, porque são mais baratas para os deslocamentos - com o prefeito Renato Müller.

As motocicletas representam 19% da frota de veículos no Rio Grande do Sul. Se considerar a participação nos acidentes com mortes, elas respondem por 22% dos veículos envolvidos. Nos primeiros nove meses do ano, morreram 434 motociclistas e caroneiros. Eles são 28% das vítimas nas ruas e estradas gaúchas. Em Porto Alegre, são 83 mil motocicletas.

O ritmo de crescimento da frota gaúcha é de 6% ao ano. O vice-presidente do Sindicato das Concessionárias de Veículos do Rio Grande do Sul, Hugo Pinto Ribeiro, considera o número baixo, devido às restrições de crédito.

- Depois da crise de 2009, o setor não se recuperou. As vendas são prejudicadas pelas restrições para conseguir o financiamento. O setor não está aquecido como o de veículos - conta o empresário.

Se considerar as estatísticas do Detran, neste ano, uma moto em cada duas mil se envolveu em acidentes fatais. Nesta comparação, é um automóvel para 3.600. Nos acidentes com mortes, a estatística é de um ônibus envolvido para cada 500 emplacados e, nos caminhões, é de um para cada 1 mil.

Rádio Gaúcha

Pesquisar no site
kprixo lavagemRW AUTO SOM
CAZEARTES Palletsamgsr
mugicada paz
cine globo