CLÍNICA DOM BOSCOmais futuro cursos TOPOSegato Pneucresolmecânica severoESCRITÓRIO ZIMMERMANNunimedalto uruguai emprestimosFlorence MotelCOLEGIO CONCORDIAoabamgsrSIND SERV MUNICIPAISUniverso consultoria e representaçõesUniverso fabrica de chinelosAGRITECampliar assessoria atendimento pscicologicoposto royaleenphaseMetalurgica Marks
Informações técnicas sobre soja e solos são temas de capacitação em Santa Rosa
Informações técnicas sobre soja e solos são temas de capacitação em Santa Rosa
Informações técnicas sobre soja e solos são temas de capacitação em Santa Rosa

Técnicos da Emater/RS-Ascar da região de Santa Rosa participaram na terça-feira (11/09) de capacitação sobre soja e solos, promovida em parceria com a Embrapa. A aproximação entre pesquisa e Extensão Rural tem a intenção de fazer com que as informações cheguem a campo, promovendo decisões e resultados mais qualificados na próxima safra de grãos.

O grupo foi recepcionado pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, o adjunto José Vanderlei Washcburger, e pelo assistente técnico regional em Manejo dos Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Fernando Dornelles Fagundes.

Em outubro, a capacitação em solos terá continuidade na etapa prática a ser promovida no dia 04/10, com técnicos da região Fronteira Noroeste, e no dia 05/10, com o público das Missões.  

Manejo da ferrugem da soja
O tema foi abordado pela pesquisadora da Embrapa, Leila Maria Costamilan. A ferrugem é a principal doença detectada em lavouras de soja no país. Os principais danos são a desfolha precoce e bem acentuada no período em que as hastes ainda estão verdes, há má formação de grãos e redução na produtividade, sendo que na safra 2017/2018 houve uma de redução de 39% no rendimento de grãos em lavouras impactadas pela doença.

A ferrugem asiática, entretanto, é mais comum em safras chuvosas. Leila destacou algumas estratégias de manejo de ferrugem, entre elas o vazio sanitário, escape (semear mais cedo, utilizar cultivares mais precoces, evitar safrinha que precisa em média cinco aplicações e favorece a perda de sensibilidade  ao fungicida, e calendarização de semeadura como estratégia para prolongar vida útil dos fungicidas para ferrugem), controle químico e escolha de cultivar com resistência.

Manejo Integrado de Pragas (MIP)
O Manejo Integrado de Pragas em culturas de grãos, associando ambiente e dinâmica populacional da praga, foi o destaque da fala do pesquisador Alberto Luiz Marsaro Júnior.

Entre as bases do MIP estão levar em conta a taxonomia, biologia e ecologia (saber identificar as espécies), monitoramento para obtenção de subsídios para a tomada de decisão, levando em conta densidade populacional da praga; níveis de controle; e avaliação e monitoramento das condições do ambiente (agroecossistema). “Usando MIP é possível ter decisões mais eficazes, se aplica menos e, consequentemente, se gasta menos”, afirmou o pesquisador Marsaro, ao orientar em relação a práticas de controle cultural, biológico, comportamental, genético, varietal e químico.

Também foi enfatizada a importância de respeitar os níveis de ação, ou seja, não utilizar controle calendarizado e evitar carona com herbicidas ou fungicidas. Outra orientação é não usar os neonicotinóides, piretróides ou acefato utilizados para controle de pragas no desenvolvimento vegetativo, apenas no reprodutivo, para percevejos, sendo que essa escolha reduz a seleção para insetos resistentes.

Quando cultivadas variedades de tecnologia BT, a orientação é fazer refúgio e o monitoramento de pragas e doenças. Ainda, é importante para reduzir custos, danos ambientais e à saúde, adotar o MIP seguindo amostragem, controle biológico, rotação de culturas e inseticidas seletivos, usando resultados de pesquisa como referência.

Estrutura do Solo
O pesquisador da Embrapa Trigo, Anderson Santi, encerrou a capacitação com orientações sobre diagnóstico rápido da estrutura do solo.

Receberam destaques informações sobre as condições físicas do solo que devem ser consideradas, e a avaliação de danos por compactação, tamanho e características dos agregados para o diagnóstico de recuperação ou degradação da área.

Pesquisar no site
kprixo lavagemRW AUTO SOM
CAZEARTES Palletsamgsr
mugicada paz
cine globo