Credi Missões raths estetica automotivaeletron fortimobiliaria santa rosacentral do gás copa gazACADEMIA dragõesmecânica severoESCRITÓRIO ZIMMERMANNFlorence MotelCOLEGIO CONCORDIAoabamgsrSIND SERV MUNICIPAISAGRITECampliar assessoria atendimento pscicologicoposto royaleenphaseMetalurgica Marks
Fórum pela Vida
Municípios do Noroeste Gaúcho mobilizam-se no Fórum pela Vida
Municípios do Noroeste Gaúcho mobilizam-se no Fórum pela Vida

“Respeito à Vida, eu sou feliz”, em uma alusão ao autocuidado e à promoção da saúde e do bem-estar, foi o tema que atraiu mais de mil pessoas à 17ª edição do Fórum pela Vida, nesta quarta-feira (29/08), em Campina das Missões, realizado no salão paroquial católico. Comitivas de em torno de 20 municipios do Noroeste gaúcho acompanharam a programação organizada pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Prefeitura de Campina das Missões.

Para a realização do evento, contou-se também com o apoio da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, Pastoral da Saúde, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CTG Fogo de Chão, Clube Bela Vista e Casa Familiar Rural.

O lema “Vida, que te quero viva!” esteve presente nas diferentes atrações da programação. O público foi recepcionado por músicos locais e com apresentação de alunos da Escola Estadual de Educação Básica João XXIII. Na fala das autoridades, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, destacou a importância da “parceria e do envolvimento de diversos escritórios municipais da Emater e de Prefeituras da região para que o evento fosse realizado com sucesso e um grande número de pessoas pudessem ter a oportunidade de discutir temas que possam contribuir com a saúde e com a qualidade de vida”.

Já o prefeito de Campina das Missões, Afonso Lúcio Perius, enfatizou que é necessário conhecer, discutir e avaliar a saúde da população, apresentando preocupação com o alto índice de consumo de medicamentos, principalmente de antidepressivos no município. Salientou que devem ser identificadas as causas e soluções para o aumento dos casos de câncer, que são muito dolorosos para as famílias.

Na palestra sobre respeito à vida, o Grupo Arte e Sonho e Planeja, destacou a importância do autocuidado em relação à saúde e bem-estar, assumindo formas de respeito à vida como a preservação de memórias afetivas, autoestima e estabelecimento de relações sociais saudáveis.

Na sequência, o secretário municipal de Saúde, Fábio André Bencke, conduziu a apresentação de dados levantados em Campina das Missões em relação a fatores que atrapalham a qualidade de vida, chamando a atenção para informações significativas em relação ao número de casos de hipertensão, diabete e morbidade no município.

A programação da tarde contemplou oficinas sobre o poder das plantas com o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Jorge Lunardi, alimentação e bem-estar conduzida pela nutricionista do município Gabriela dos Passos e pela Irmã Maria Pustai, da Pastoral da Saúde, e o poder da atividade física, coordenada pelo professor Luiz Augusto Schwan, Delegado Adjunto da Federação Internacional de Educação Física (Fiep).

Ao final do encontro foi realizada a entrega de mudas plantas bioativas e amostras de sal temperado, produzidas e doadas pelos grupos organizados de mulheres de Campina das Missões, assistidos pela Emater/RS-Ascar.

Paralelamente ao evento, ao longo do dia, houve mostra de produtos coloniais e artesanato locais.

O Fórum pela Vida, que ocorre de forma itinerante, será realizado em 2019 no município de São José do Inhacorá. Doutor Maurício Cardoso candidatou-se para ser o anfitrião do evento em 2020.

Pesquisar no site
kprixo lavagemRW AUTO SOM
CAZEARTES Palletsamgsr
mugicada paz
cine globo