CLÍNICA DOM BOSCOmais futuro cursos TOPOSegato Pneucresolmecânica severoESCRITÓRIO ZIMMERMANNunimedalto uruguai emprestimosFlorence MotelCOLEGIO CONCORDIAoabamgsrSIND SERV MUNICIPAISUniverso consultoria e representaçõesUniverso fabrica de chinelosAGRITECampliar assessoria atendimento pscicologicoposto royaleenphaseMetalurgica Marks
Fórum pela Vida
Municípios do Noroeste Gaúcho mobilizam-se no Fórum pela Vida
Municípios do Noroeste Gaúcho mobilizam-se no Fórum pela Vida

“Respeito à Vida, eu sou feliz”, em uma alusão ao autocuidado e à promoção da saúde e do bem-estar, foi o tema que atraiu mais de mil pessoas à 17ª edição do Fórum pela Vida, nesta quarta-feira (29/08), em Campina das Missões, realizado no salão paroquial católico. Comitivas de em torno de 20 municipios do Noroeste gaúcho acompanharam a programação organizada pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Prefeitura de Campina das Missões.

Para a realização do evento, contou-se também com o apoio da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, Pastoral da Saúde, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CTG Fogo de Chão, Clube Bela Vista e Casa Familiar Rural.

O lema “Vida, que te quero viva!” esteve presente nas diferentes atrações da programação. O público foi recepcionado por músicos locais e com apresentação de alunos da Escola Estadual de Educação Básica João XXIII. Na fala das autoridades, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, destacou a importância da “parceria e do envolvimento de diversos escritórios municipais da Emater e de Prefeituras da região para que o evento fosse realizado com sucesso e um grande número de pessoas pudessem ter a oportunidade de discutir temas que possam contribuir com a saúde e com a qualidade de vida”.

Já o prefeito de Campina das Missões, Afonso Lúcio Perius, enfatizou que é necessário conhecer, discutir e avaliar a saúde da população, apresentando preocupação com o alto índice de consumo de medicamentos, principalmente de antidepressivos no município. Salientou que devem ser identificadas as causas e soluções para o aumento dos casos de câncer, que são muito dolorosos para as famílias.

Na palestra sobre respeito à vida, o Grupo Arte e Sonho e Planeja, destacou a importância do autocuidado em relação à saúde e bem-estar, assumindo formas de respeito à vida como a preservação de memórias afetivas, autoestima e estabelecimento de relações sociais saudáveis.

Na sequência, o secretário municipal de Saúde, Fábio André Bencke, conduziu a apresentação de dados levantados em Campina das Missões em relação a fatores que atrapalham a qualidade de vida, chamando a atenção para informações significativas em relação ao número de casos de hipertensão, diabete e morbidade no município.

A programação da tarde contemplou oficinas sobre o poder das plantas com o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Jorge Lunardi, alimentação e bem-estar conduzida pela nutricionista do município Gabriela dos Passos e pela Irmã Maria Pustai, da Pastoral da Saúde, e o poder da atividade física, coordenada pelo professor Luiz Augusto Schwan, Delegado Adjunto da Federação Internacional de Educação Física (Fiep).

Ao final do encontro foi realizada a entrega de mudas plantas bioativas e amostras de sal temperado, produzidas e doadas pelos grupos organizados de mulheres de Campina das Missões, assistidos pela Emater/RS-Ascar.

Paralelamente ao evento, ao longo do dia, houve mostra de produtos coloniais e artesanato locais.

O Fórum pela Vida, que ocorre de forma itinerante, será realizado em 2019 no município de São José do Inhacorá. Doutor Maurício Cardoso candidatou-se para ser o anfitrião do evento em 2020.

Pesquisar no site
kprixo lavagemRW AUTO SOM
CAZEARTES Palletsamgsr
mugicada paz
cine globo