mecânica severoESCRITÓRIO ZIMMERMANNunimedalto uruguai emprestimosFlorence MotelCOLEGIO CONCORDIAcresoloabamgsrSIND SERV MUNICIPAISUniverso consultoria e representaçõesUniverso fabrica de chinelosAGRITECampliar assessoria atendimento pscicologicoposto royaleenphaseMetalurgica Marks
Programação especial marca 30 anos do Mercado Público de Santa Rosa
Programação especial marca 30 anos do Mercado Público de Santa Rosa
Programação especial marca 30 anos do Mercado Público de Santa Rosa

Lideranças, imprensa e comunidade participaram do ato em comemoração aos 30 anos do Mercado Público Eclair Moraginski, que recebeu melhorias em sua infraestrutura, e do lançamento da nova identidade visual do 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, nesta quarta-feira (08/10). O Mercado Público de Santa Rosa foi inaugurado oficialmente em 6 de agosto de 1988.

O público pode conferir a nova iluminação no entorno com luminárias modernas e renovação do passeio público, custeados pela Administração Municipal. Também foram realizadas melhorias na identificação e nova pintura do prédio. A Prefeitura disponibilizou a tinta e os pintores para as melhorias na área externa. O Encontro Estadual de Hortigranjeiros custeou a mão-de-obra para a pintura dos boxes vazios, a renovação do letreiro principal de identificação do Mercado Público, a confecção de novas placas de identificação para os espaços dos expositores e na área externa, bem como contribuiu na organização do jardim. Os feirantes ficaram responsáveis pela mão-de-obra da pintura de seus espaços.

 O Mercado Público conta também com sistema wi-fi para acesso dos feirantes.

A celebração dos 30 anos do Mercado Público é resultado da construção de diversas parcerias e apoio da comunidade. “Os alimentos que aqui estão são frutos de muito empenho e de muito trabalho dos produtores. Para consolidar este espaço contamos com a parceria da Emater e da Administração Municipal”, afirmou o presidente da Associação de Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aprhorosa), Valdenir da Silva.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, destacou a importância da parceria e da resiliência dos envolvidos para a consolidação da história e colocou a instituição à disposição para o assessoramento aos produtores desde a produção, a gestão até a comercialização de seus produtos.

No evento, o público pode degustar também alguns dos produtos comercializados pelas agroindústrias locais, assim como conhecer alimentos que possuem soja em composição, uma novidade da agroindústria Forster que passa a integrar as opções oferecidas para comercialização.

Em virtude da ocasião especial, a feira esteve aberta ao público durante a manhã e a tarde. “Nesta sexta-feira, mesmo sendo feriado municipal o mercado público também estará aberto. Em diferentes momentos, tentamos atender às demandas dos agricultores e do público consumidor que nos prestigia”, reiterou o diretor da secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura Rural, Elemar da Rosa.

Nova identidade do Encontro Estadual de Hortigranjeiros

Na ocasião também foi apresentada a nova identidade visual do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, evento que se consolidou a partir do envolvimento dos expositores do Mercado Público, representados pela Aprhorosa, em parceria com a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Santa Rosa. “O primeiro Hortigranjeiros, em 1983, fica guardado na memória e traz muita emoção ao lembrarmos da simplicidade com que se iniciou e os grandes resultados que teve. Diante da grande demanda do público, todos os produtos foram comprados em poucas horas e o evento durou apenas um turno, mostrando que estava iniciando-se ali uma grande história, apoiada pela comunidade”, recordou o prefeito Alcides Vicini, que acompanhou a primeira edição do evento.  

Aldir Mallmann, presidente da 33ª edição do Hortigranjeiros, que acontece de 9 a 13 de outubro de 2019, lembrou também que a inauguração do mercado público em 1988 atendeu a uma antiga reivindicação manifestada pelos produtores desde o 1º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. Assim, paralelamente à 6ª edição do Hortigranjeiros, ocorreu a inauguração do mercado público e os produtores, que vendiam seus produtos ao ar livre na Rua Santos Dumont, passaram a contar com um espaço amplo e adequado para a comercialização.

Desde então, evoluíram as tecnologias de produção e as formas de comercialização de hortigranjeiros, assim como o Encontro Estadual de Hortigranjeiros tomou proporções de público antes inimagináveis, superando 100 mil pessoas em cinco dias. Diante do novo momento que o Hortigranjeiros vive, uma nova identidade visual foi construída e apresentada pelo diretor da LM Propaganda Romeu Uhlmann. “É uma marca que leva em conta os pilares da diversificação da produção e da tecnologia hoje presente em propriedades com pequenas áreas, mas com grandes resultados”, explicou Romeu.

O Mercado Público

A trajetória do Mercado Público marcou a história de Santa Rosa, que comemora seus 87 anos neste dia 10 de agosto. Criado pelo prefeito Erni Friedrich e pelo secretário de Agricultura da época, Eclair Kruger Moraginski, o Mercado Público teve como primeiro presidente o técnico agrícola Denir Frosi, que também era expositor.

No ano de 2007, através de uma indicação do vereador Nelci Dani, aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Alcides Vicini, a Lei Municipal nº 4264 oficializou o nome do Mercado Público Eclair Moraginski.

Atualmente, 40 expositores recebem ao público nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h.

Pesquisar no site
kprixo lavagemRW AUTO SOM
CAZEARTES Palletsamgsr
mugicada paz
cine globo