sindicato dos bancariossingular topoAGRITECDA PAZ LUTERANAespaço coloridosinduscomescritorio zimmermannampliar assessoria atendimento pscicologicovida & saúde 82 anosmantei advocaciaExpress Estúdio Fotográficorotativoposto royaleenphasedom boscoMetalurgica Marks
SESSÃO MARCA O CENTENÁRIO DE FUNDAÇÃO DA IGREJA LUTERANA SÃO JOÃO
SESSÃO MARCA O CENTENÁRIO DE FUNDAÇÃO DA IGREJA LUTERANA SÃO JOÃO
SESSÃO MARCA O CENTENÁRIO DE FUNDAÇÃO DA IGREJA LUTERANA SÃO JOÃO

A Câmara de Vereadores de Santa Rosa realizou na segunda-feira, 16, Sessão Especial em comemoração aos 100 anos de fundação da Comunidade Evangélica Luterana São João. A iniciativa foi do vereador Nelci Dani (PP) e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.

Na solenidade, o Legislativo fez a entrega de Menção Honrosa à Comunidade, que em 2017 desenvolveu extensa programação para marcar o centenário de sua fundação.

A história da Comunidade São João começa por volta de 1900, período em que a então Colônia de Santa Rosa, era uma terra próspera e de esperança para muitas pessoas que procuravam novas terras e uma nova vida no Brasil. Em função dessa imigração, muitos pastores missionários começaram a atuar na região.

Foi ao comerciante Edmundo Pilz, recém chegado à Colônia vindo de Cachoeira do Sul a incumbência de buscar contato com o pastor luterano da Linha 15 de Novembro,  Colônia Guarani, Albert Lehenbauer, para que as famílias da então Vila 14 de Julho pudessem receber orientação espiritual.

Em 21 de outubro de 1917 nascia oficialmente a Comunidade Evangélica Luterana São João com 15 membros votantes. Entre os presentes estava o professor Julius Ranft, contratado para atender os filhos do Edmundo Pilz que estendeu a educação aos filhos das demais famílias e, a partir disso foi fundada a 1ª escola particular de Santa Rosa denominada “Escola São João”.

Hoje, a Comunidade conta com 1.500 membros que são assistidos no Centro e Bairro Glória, pelos pastores Ivaldo Pinheiro e Filipe Timm. As vilas Sulina e Planalto, bem como o ponto de missão na Linha Faxinal são assistidos pelo Pastor Bertram Kaufmann. Ainda faziam parte da Paróquia São João e hoje se tornaram comunidades independentes: a Comunidade Trindade de Cruzeiro, assistidos pelo pastor Otomar Schlender e a Comunidade Bom Pastor da Vila Beatriz pelo pastor Fábio Krause. O Pastor Alexandre Ulrich  é pastor Capelão do Colégio Concórdia.

Pesquisar no site
kprixo lavagemRW AUTO SOM
CAZEARTES Palletsamgsr
mugicada paz
cine globo