chico natalUniverso consultoria e representaçõesUniverso fabrica de chinelosunimedpcdobInfosec - Sistemas de Segurançasindisaudeptbsimmme srpps miropaulinhofonsecasimmmerssindilojasptALTO URUGUAI MENSAGEM NATALALDAIR MELCHIORstimmmerssindusconAMGSRjeferson fernandescresolpsbOABlago azul santo cristo parque hotelsindicato dos bancariossingular topoAGRITECespaço coloridoescritorio zimmermannampliar assessoria atendimento pscicologicovida & saúde 82 anosrotativoposto royaleenphaseMetalurgica Marks
SEPARAÇÃO DO LIXO CONTINUA UM GRANDE PROBLEMA
Containeres receberão lixo seco e orgânico no mesmo espaço
Containeres receberão lixo seco e orgânico no mesmo espaço
Santa Rosa produz aproximadamente 60 toneladas de lixo por dia

A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo.

Santa Rosa, a exemplo de muitos municípios no país, implantou há muitos anos o sistema de coleta seletiva do lixo e tem na terceirização dos serviços uma maneira de resolver o problema do recolhimento na cidade.

Atuando há quase três anos em Santa Rosa, e contando com cerca de 40 funcionários,  a empresa Mugica Transportes Ltda., é a responsável pelo recolhimento do lixo na cidade.

Em entrevista com Carlos Roberto Ribeiro, Gerente Operacional da empresa em Santa Rosa, ele esclareceu algumas dúvidas quanto a horários, dias, locais e como está o processo de coleta seletiva em Santa Rosa.

Carlos Roberto RibeiroSEPARAÇÃO DO LIXO

“Para podermos fazer uma coleta diferenciada, ou seja, o lixo seco do lixo orgânico, é necessário que a comunidade faça esta separação antes de depositar o material para recolhimento nos dias indicados”, avalia Carlos.

RECOLHIMENTO DE OUTROS MATERIAIS

“É preciso que fique bem claro para a comunidade que, as vezes nos deparamos, por exemplo, com um roupeiro no lixo, se ele estiver embalado, suas partes colocadas em sacos, nós levamos, não há problema, ou com restos de podas de árvores, se estiverem embalados, nós recolhemos. Não é nossa função, mas não há problemas em ajudar quando possível”, avalia Carlos.

Ele colocou à disposição da comunidade o fone (55) 9672-8679, para que possam ser esclarecidas  quaisquer tipo de dúvidas que venha a surgir.

MUDANÇA NOS CONTAINERES DE LIXO

Santa Rosa produz atualmente cerca de 60 toneladas de lixo por dia, variando conforme os dias e podendo ultrapassar as 200 toneladas mês. Neste mês de agosto os cantaineres de lixo, de responsabilidade da prefeitura, irão sofrer algumas modificações.
Amilcar Luconi
Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Amilcar Luconi, “nesta nova campanha que iremos implementar estaremos salientando a necessidade da coleta seletiva, com isso, durante este ano, vamos esquecer as cores dos containeres, que hoje estão separados para lixo seco e orgânico e deixá-los para que sejam colocados neles os dois tipos de lixo, lógico que respeitando os dias corretos para colocação de cada um”.

“Os containeres se tornarão únicos porque não temos condições no momento de colocar mais unidades e também não está havendo o controle da população para que haja essa separação do lixo. Nós precisamos a conscientização de cada um, que as pessoas saibam que aquele que estiver fazendo errado está prejudicando um terceiro, também no momento em que estivermos fazendo esta retirada, se o lixo estiver misturado o seco com o orgânico, ele deixa de ser reciclado. Não teremos uma coleta seletiva do lixo se não houver esta separação”, explica o Secretário.

Os containeres deverão estar devidamente adesivados, informando a mudança, na segunda quinzena de agosto.

DATAS, HORÁRIOS E LOCAIS DE RECOLHIMENTO

- RECOLHIMENTO LIXO ORGÂNICO NOS BAIRROS
Dias: segunda, quarta e sexta-feira e sábado
Horário: a partir das 7h
    
- RECOLHIMENTO LIXO SECO NOS BAIRROS
Dias: terça e quinta-feira
Horário: a partir das 7h
    
- RECOLHIMENTO LIXO NO CENTRO (SECO E ORGÂNICO)

Dias: segunda-feira a sábado
Horário: a partir das 15h
A área compreendida como centro para o recolhimento do lixo é feito de duas formas, formando praticamente um triângulo, ou seja, a partir da divisa do Rio Pessegueirinho, entrada do Bairro Sulina, com a Rua Santa Rosa e a Avenida Inhacorá até o Quartel.  E  todas as ruas que fazem parte deste “triângulo”.

Mugica

COMENTARIOS
simone walauer rodrigues
parábens a cidade ,tudo que vem de proveito para melhorias ,é uma vitória alcançada ,parábens ao seu carlos roberto junto de sua esposa tatiane ,que se dedicam com todo o seus esforços pela cidade que os acolheu como filhos!!!!!e viva santa rosa!!!!!!!!!!!!!
Alberto Medeiros
esta exelente a coleta, so podiam ensinar a população a não jogar lixo nos rios quando chovem, pra depois não ficarem se fazendo de coitado.
Augusta - Santa Rosa
Parabénss pelas informações são muito importantes para a população saber e colaborar na separação!
Rita
ótima matéria! Parabéns!!!
SERÃO ACEITOS APENAS COMENTÁRIOS COM NOME COMPLETO E E-MAIL CORRETO
Pesquisar no site
kprixo lavagemRW AUTO SOM
CAZEARTES Palletsamgsr
mugicada paz
cine globo